terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Nikos Kazantzákis




Como agora a noite estou com um cansaço extremo e muitas vezes o exercício do pensar me esgota de tal maneira que acredito que vou enlouquecer irei postar aqui um texto que estudei hoje e que muito me fez refletir ...

A vida de Nikos ...

Nikos Kazantzákis nasceu na capital de Cre­ta, Heráklion, em 1883 e ali foi sepultado em 1957. Na infância, pôde ele ainda assistir a lances he­róicos da luta dos cretenses para libertar sua ilha da ocupação turca; a Grécia continental tinha proclamado sua independência havia mais de meio século. Remontam possivelmente aos dias de infância a obsessão de Kazantzákis com o pro­­blema da liberdade e o seu culto do herói. Esse culto foi mais tarde acoroçoado pela marcante influência que recebeu da filosofia de Henri Bergson: em As duas fontes da moral e da religião, Berg­son aponta o místico e o herói como os princi­pais propulsores do élan vital. ­

Depois de completar os estudos preparató­rios em Creta e Naxos, Kazantzákis cursou Direi­to em Atenas, por cuja universidade se diplomou em 1906. No ano seguinte, foi estudar filosofia em Paris; freqüentou os cursos da Sorbonne e acompanhou ciclos de palestras de Bergson no Colégio de França. De volta à Grécia, traduziu, de Bergson, O riso e publicou um longo ensaio sobre ele (1912). Na mesma época, traduziu também, de Nietzsche, A origem da tragédia e Assim falava Zaratustra. Anos depois, Kazantzákis se iria dedi­car a uma modalidade mais difícil de tradução. Verteu para o demótico, além de A divina comédia de Dante e o Fausto de Goethe, a Ilíada e a Odis­séia de Homero. Estas duas últimas, traduções “intralinguais", ou seja, no âmbito da mesma lín­gua, se explicam pelas sensíveis diferenças que há entre o grego antigo e o grego moderno. Con­quanto o demótico conserve o vocabulário essen­cial do ático, incorporou-lhe numerosos estran­geirismos e simplificou-lhe a estrutura gramatical. Para poder entender Homero ou Plutarco, os gre­gos de hoje têm de estudar o ático quase como se estudassem um idioma estrangeiro.

Já antes de ocupar-se dessas traduções intralin­guais, Kazantzákis se alistara na chamada causa “vulgarista", que reivindicava a adoção do demó­tico como idioma oficial da Grécia, em substitui­ção ao katharevousa, uma língua purista artificial­mente criada por eruditos com base no ático. De parceria com sua primeira esposa, Galathia, chegou a escrever livros em demótico para crianças, inclusive compêndios escolares. Em 1919, o go­verno Venizelos o encarregou de repatriar cerca de 150 mil gregos que viviam no Cáucaso, onde estavam sendo hostilizados pelos bolcheviques. Nessa tarefa, teve como assistente um certo Yióriys Zorbás, que lhe inspiraria o protagonista de Zorba, o grego. Embora não perfilhasse o ateísmo e o materialismo marxistas, Kazantzákis foi atraído pelos ideais comunistas da Revolução Russa de 1917 e incluiu Lenin no seu panteão de heróis, ao lado de Cristo, Buda e Odisseu.

Seu engajamento na vida pública da Grécia teve um fim abrupto e melancólico. A rejeição da proposta demoticista pelo parlamento; a derrota do exército grego pelo exército turco em 1922, obrigando mais de um milhão de gregos a aban­donar para sempre a Ásia Menor; e a queda do gabinete liberal de Venizelos, foram reveses que o desencantaram da política grega e o levaram, se­não a exilar-se definitivamente de sua pátria, pelo menos a viver longe dela a maior parte do tempo.

Antes disso, ele viajara extensamente pela própria Grécia em companhia do poeta Aggelos Sikelianos, fazendo retiros espirituais em mos­teiros do Monte Atos e da ilha de Siphnos. Vive­ra também algum tempo em Viena, depois em Berlim e em Naumburg, aonde foi para visitar a casa em que Nietzsche tinha nascido. Pelos meados dos anos 20, como correspondente de um jornal ateniense, fez diversas viagens à Rús­sia. Em anos seguintes, percorreu a Palestina, a Espanha, a Itália e o Egito. Empreendeu igual­mente uma viagem ao Extremo Oriente, onde conheceu o Japão e a China. Seu interesse pelas doutrinas religiosas e filosóficas do Oriente, em especial pelo budismo, o levou a escrever um drama sobre a vida de Buda, cujo texto refez mais de uma vez.
Impelido por esses interesses, ia conhecer de perto, nos vários países que percorria, locais onde houvessem vivido santos e místicos. Assim é que, no Egito, subiu ao mosteiro greco-orto­doxo do Monte Sinai; na Espanha, foi à Toledo de S. João da Cruz e à Ávila de Santa Teresa; na Itália, à Assis de S. Francisco, de quem escreveria uma biografia, O pobre de Deus. Parte das im­pressões de viagem de Kazantzákis estão coligi­das em Do Monte Sinai à ilha de Vênus, em cujo prefácio, "Pantera, a minha companheira", as­sim como em vários outros textos do volume, há ecos do ideário de Ascese.

Durante a Segunda Guerra e os anos da guer­ra civil que a ela se seguiu na Grécia, Kazantzákis ali viveu, compartilhando com seus compatriotas todas a.s agruras e privações. Seus últimos anos de vida, ele os passou em Antibes, na Riviera francesa, em companhia de sua segunda esposa, Helena. Em 1957, na viagem de retomo de uma segunda viagem à China e ao Japão, seu estado de saúde se complicou. Morreu aos 74 anos de idade numa clínica da Alemanha. Seu corpo foi transportado a Atenas, onde a Igreja Ortodoxa lhe recusou enterro cristão. Isso a pretexto de tratar-se de um inimigo da fé, por causa das idéias que expusera em Ascese; pouco antes, o governo grego havia feito pressões diplomáticas para impedir que, por indicação de Thomas Mann e Albert Schweitzer, lhe fosse conferido o prêmio Nobel. Todavia Creta acolheu os restos do seu maior escritor com honras de herói e eles hoje repousam em Heráklion sob uma lápide sin­gela onde está gravado o seu auto-epitáfio: "Não temo nada. Não espero nada. Sou livre".

III

Esse epitáfio é o cerne do credo de Ascese os dois "nadas" enfáticos que nele aparecem tra­duzem bem o espírito niilista de tal credo. Um moderno dicionário de filosofia:

1- aponta, como fundamentos do niilismo filosófico, as três ne­gações de Górgias, sofista grego (c. 480 - c. 375 a. C.), cuja importância histórica pode ser aferida, quando mais não fosse, do só fato de o seu no­me dar título a um dos mais conhecidos diálogos de Platão.

Segundo Górgias,
1) nada existe;
2) mesmo que algo existisse, não poderia ser co­nhecido;
3) mesmo que pudesse ser conhecido, tal conhecimento não poderia ser comunicado.

No budismo indiano, onde Kazantzákis foi reconhecidamente buscar boa parte dos princí­pios de seu credo, negações do mesmo tipo das de Górgias podem ser encontradas na escola Satyasiddhi, cujo niilismo - "Nem o eu nem os dharmas são reais" - se opõe frontalmente ao realis­mo da escola Abhidharmakosa, que sustentava que "Tudo existe"

2. Como se pode ver pelo duplo "nem" da primeira frase aspeada, o niilismo satyasiddhiano era radical. Negava, de um lado, a realidade do "eu" cognoscente, a res cogitans que Descartes fez a pedra angular da sua epistemolo­gia - "penso, logo existo". A epistemologia car­tesiana não conseguiu chegar entretanto a uma demonstração logicamente convincente da reali­dade da res extensa, isto é, dos corpos ou subs­tâncias físicas que existem independentemente do pensamento humano.

Tampouco a estas, que chama de dharmas ou elementos de vida, confere existência real o niilismo da escola Satyasiddhi.

Na abertura da primeira parte de Ascese, a vi­sada niilista se confina ainda à teoria do co­nhecimento. Admite tão-só a existência da mente cognoscente, cujos limites enuncia. A essa mente só seria dado conhecer os fenômenos ou aparên­cias do mundo, não a essência deles; tal conheci­mento, por sua vez, se limitaria aos "fenômenos da matéria". Conhecê-los-ia não em si próprios mas nas suas relações uns com os outros, rela­ções elaborados pela própria mente a fim de atender às necessidades humanas. A referência restritiva a "fenômenos da matéria" faz supor a eventualidade de outros que não o fossem (ainda que incognoscíveis), o que apontaria para um dualismo do tipo espírito/matéria.

Pouco mais adiante, nessa primeira parte de Ascese, a visada niilista se radicaliza quando o elo­cutor incita o leitor a dizer a si próprio que não existe nada, matéria e mente são dois "fantasmas [...] inexistentes”.

Tal radicalização leva direta­mente à negatividade absoluta do budismo Satya­siddhi e do niilismo de Górgias. Cabe aqui um parêntese para lembrar que, não sendo Ascese um tratado filosófico em sentido estrito, mas um poe­ma, e, como tal, uma obra de ficção, o "eu" que assume a elocução em primeira pessoa, ou seja, o elocutor, não deve ser identificado simetricamen­te com o autor do livro, ainda que lhe veicule as idéias: é uma instância literária, de estatuto equi­valente ao de personagem de romance.

Por falar em romance, é apropositado lem­brar que o narrador de Zorba, o grego tampouco deve ser identificado com o Kazantzákis de carne e osso porque, com ser personagem do próprio romance, tem o mesmo estatuto ficcional dos demais personagens. Não obstante, os traços de parecença entre narrador e autor são óbvios: aquele é também um intelectual de convicções budistas para quem "tudo não passa de uma fan­tasmagoria do Nada"

3. Mas as arestas mais radi­cais dessas convicções puramente teóricas vão ser aparadas pelo contacto com a rica experiên­cia de vida de Alexis Zorba, que dela extrai uma rústica mas vigorosa sabedoria.

Voltando a Ascese, a relação textual entre elocutor e leitor é a de mestre para discípulo: dis­so dá sinal o uso freqüente do imperativo, mar­ca gramatical do modo de comando. Comando que se explicita, já em "A preparação", nos três deveres a cujo cumprimento o leitor-discípulo é concitado. Quanto ao caráter ficcional do texto, ele avulta, quando mais não fosse, no recurso constante à personificação e ao diálogo. Entida­des abstratas como a mente e o coração ganham estatuto de personagens e, investidos de voz própria, discutem pontos de doutrina.

Um desses pontos é a não-aceitação, pelo coração ou sexto sentido, dos limites que a men­te lucidamente reconhece em suas capacidades cognitivas. Embora saiba ser impossível chegar à essência dos fenômenos, ao deslinde do mis­tério da vida e da morte, o coração quer sempre ultrapassar a mente, ir nietzschianamente "além do homem”.

Move-o um impulso acima da ra­zão, no que o pensamento de Ascese mostra também sua filiação ao irracionalismo nietz­schiano.

Mas o terceiro dever a que "A prepara­ção" conclama o leitor-discípulo é o de superar tanto o cauto ceticismo da racionalidade quanto a esperançosa impulsividade da intuição ou sexto sentido para dizer a si próprio que, como nada existe, "não espero nada, não temo nada, libertei-me da mente e do coração, subi mais alto, sou livre."

Essa ascensão por via da negação radical de tudo deveria logicamente levar a um sentimen­to da total inutilidade da ação. Entretanto, não é o que acontece: o restante de Ascese é um reite­rado chamado à luta, ainda que se trate de uma luta sem esperança nem recompensa. Nisto, o pensamento de Kazantzákis não desmerece das suas raízes búdicas. Algumas dessas raízes mais remotas estão no Bhagavad-Gitá, que é um dos textos básicos da filosofia indiana e que tem na aporia do agir ou não-agir o eixo de sua argu­mentação. Argumentação desenvolvida não em termos de raciocínio lógico e sim de paradoxos de ordem místico-religiosa.

Na iminência de guerrear os Kuravas seus primos, Arjuna, herói dos Pandavas, angustia-se com a perspectiva de derramar sangue de sua própria gente e pergunta-se se não é preferível ser morto a matar. Seu áuriga Krishna, reincarna­ção do deus Vishnu, trava então com ele um longo diálogo em tomo da ação e não-ação. En­tre muitas outras coisas, diz-lhe que ninguém assassina nem é assassinado pois o Uno ou Aqui­lo [Brama], que tudo contém, não morre quando o corpo é assassinado, mas passa para um novo corpo, como se trocasse de roupa: "Aquele que compreende que Aquilo é perpétuo e indestru­tível como poderá matar ou ser morto? [...] Não deves lamentar a morte de qualquer criatura pois o Morador do Corpo que pensas destruir é eter­no". E incita-o a partir para a luta ou ação, sem se preocupar com os seus resultados, favoráveis ou desfavoráveis: "Ninguém pode deixar de agir, por um instante que seja, pois é próprio da Na­tureza compelir todos a agir. [...] executa desinteressadamente o teu dever"4. Mesmo porque não é o indivíduo quem age: ele é apenas o ins­trumento da pura ação, através da qual se mani­festa o infindável sopro da criação.

Sopro da criação, impulso vital: neste ponto, o vitalismo do pensamento oriental se entrecruza com o vitalismo bergsoniano para articular a ex­posição de "A marcha", o segundo capítulo de As­cese. Marcha no sentido de ascensão evolucionária desde a pedra, passando pelos vegetais, os peixes, as aves, as feras e os símios, até o homem e o além-homem. No intento confesso de "modelar o novo rosto contemporâneo de nosso Deus", Kazantzákis começa por reconhecer que as feições dadas por outras épocas e povos a essa "prodigiosa essência sem rosto" são máscaras datadas. Para afeiçoar-lhe uma máscara consentânea com o nosso tempo, ele só poderia encontrar materiais apropriados na teoria da evolução, horizonte de referência obrigatório das visões de mundo da contemporaneidade. Não no evolucionismo de­terminista e materialista do cientificismo do sécu­lo XIX, mas na concepção espiritualista que Berg­son formulou em A evolução criadora (1907). Os ne­xos entre as idéias-chave de "A marcha" e o vitalis­mo bergsoniano são por assim dizer imediatos.

Para Bergson, o movimento evolutivo ven­ceu a resistência da matéria bruta e criou as pri­meiras massas de protoplasma graças ao "for­midável impulso interior que devia alçá-las até as formas superiores de vida"5; a esse impulso interior deu ele o nome de élan vital. Para o elo­cutor de Ascese, o impulso vital é um "terrível Grito primevo" que reboa dentro do coração hu­mano e forceja por libertar-se, impelindo o ho­mem a pôr-se em marcha. Diante deste, abrem-se dois caminhos, já assinalados no prólogo de As­cese: o ascendente, rumo à síntese e à vida; o descendente, rumo à dissolução. A escolha, pelo homem, do caminho ascendente é instintiva, “sem nenhuma razão"; dita-a o próprio impulso vital. Bergson também aponta, no movimento evolutivo, duas direções: a ascendente, que é ca­racterística da evolução animal e levou "à cons­ciência cada vez mais ampla"; e a descendente, que buscou retardar a evolução animal, peando-a a cada passo com uma tendência regressiva rumo à vida vegetativa das plantas, caracterizadas por "consciência adormecida e insensibilidade"6.

O itinerário de "A marcha" se cumpre em quatro degraus progressivos: o eu, a raça, a hu­manidade e a terra. Itinerário oposto, pois, ao da individuação, que no budismo é a causa primei­ra do sofrimento humano. Dele trata Buda no seu primeiro sermão, onde diz que a "fonte des­se sofrimento é a idéia da existência de um 'eu' substancial"7, idéia da qual é mister libertar-nos pela Iluminação. Em Ascese, o eu é visto como a "ponte ligeira" que só existe para possibilitar a passagem de Alguém e que desaba dois da sua passagem. É desse Alguém o Grito que impele o indivíduo a pôr-se em marcha, sempre para ci­ma. Embora reboe nas entranhas do eu, o Grito não nasce dele, mas provém dos seus antepas­sados e descendentes; do "grande corpo" de sua raça, cuja perenidade lhe cumpre garantir, levando avante a obra de seus maiores e transmitindo-a a seus pósteros. Mas o Grito tampouco nasce da raça: remonta à própria humanidade que se des­galhou um dia da animalidade graças à frágil chama da consciência que soube resguardar no interior do crânio. E não é só a humanidade que nos grita no coração; é "a Terra inteira, com suas águas e suas árvores, seus bichos, seus homens e seus deuses".

Depois de ter ouvido o grito e de ter-se pos­to em marcha ao seu acicate, o eu se debruça so­bre o abismo do incriado e tem enfim "A visão", de que trata a terceira parte de Ascese. A visão da penosa subida do Invisível que, para poder as­cender, tem de livrar-se do peso dos sucessivos corpos que vai afeiçoando - da planta, do ani­mal e do homem. Ou ando deixa finalmente para trás o nosso próprio corpo é que discernimos, no "Invisível que espezinha tudo quanto seja visível" para poder ascender, o rosto do nosso Deus. Um deus cuja essência é a luta, nascendo a dor do seu embate contra a tendência descen­dente, a alegria de suas passageiras vitórias, e a esperança de sua vontade de ir sempre além. Qual a razão e a finalidade dessa luta não é dado ao homem saber. Tudo quanto ele pode saber é o curso da "rubra linha de sangue que luta por ascender". O que nos compete fazer para ajudar Deus a cumprir sua ascensão é tratado em "A prática", penúltimo capítulo de Ascese, sendo o último, "O silêncio", o momento supremo dela, ascese, quando "cada qual [...] amadurece por in­teiro, silenciosamente, indissoluvelmente, eter­namente, com o Universo".

Este sumaríssimo esboço algumas das idéias-chave de Ascese deve ter bastado para evi­denciar que o Deus a que elas se referem é ima­nente no homem, não exterior nem transcen­dente a ele: "Joelhos encostados no queixo, mão estendida para luz, sentado de cócoras feito uma bola, Deus está encerrado dentro de cada partícula de carne". E é por não crer numa Pro­vidência exterior ao homem e superior a ele que o elocutor de Ascese afirma categoricamente: "Não é Deus que nos irá salvar; nós é que o sal­ varemos lutando, criando, transfigurando a maté­ria em espírito". Não será despropósito ver, nesse Deus imanente e evolucionário, uma figuração poético-religiosa do élan vital bergsoniano.

O Deus-grito de "A marcha", que, na ânsia incontida de subir mais e mais, vai largando pa­ra trás os corpos que afeiçoa - como o Mora­dor-de-corpos do Bhagavad-Gitá -, não difere daquela "força que evolui através do mundo organizado [...] e que procura sempre ultrapas­sar a si mesma"8 a que Bergson faz referência no capítulo II de A evolução criadora. Por sua vez, o Deus-luta se explica pela tendência, ali também apontada, de o esforço evolutivo desviar-se amiúde lido que deve fazer pelo que faz, absor­vido pela forma que se ocupou em assumir, hip­notizado por ela como por um espelho"9. Para ilustrar comparativamente tais descaminhos do impulso vital, Bergson recorre a uma noção de liberdade que é subscrita e ilustrada por toda a obra de Kazantzákis: “Nossa liberdade, nos pró­prios movimentos pelos quais ela se afirma, cria os hábitos nascentes que a sufocarão se ela não se renovar por um esforço constante: o automa­tismo a espreita"10.

Faz-se necessária a luta - marcada no texto de Ascese por repetidas metáforas bélicas - por­que o impulso vital, que se confunde para Ka­zantzákis com a própria aspiração humana à li­berdade, corre sempre o perigo de estagnar-se no comprazimento e na rotina do já-feito. Daí Deus, luta e liberdade se confundirem num só comple­xo conceitual: "Qual é a essência do nosso Deus? A luta pela liberdade [...] Peleja desde as coisas, desde a carne, a sede, o medo, a virtude e o peca­do; peleja por criar Deus". Não é difícil encon­trar, em A evolução criadora, abonações para tais idéias. Assim é que a função da vida seria a de "inserir indeterminação na matéria"11, e indeter­minação é aqui sinônimo de liberdade, a qual alcança seu patamar evolutivo mais alto no ho­mem: "Um ser inteligente traz em si aquilo com que ultrapassar a si mesmo". Daí Bergson supor que "o domínio da inteligência sobre a matéria tivesse por principal objeto deixar passar alguma coisa que a matéria prende"12.

Só falta agora traçar algumas das conexões que o niilismo heróico de Ascese entretém com o pensamento de Nietzsche. A começar da carac­terização de Dioniso, em O nascimento da tragé­dia, como o deus que "experimenta em si [...] o estado da individuação como a fonte e o pri­meiro fundamento de todo sofrimento, como algo repudiável em si mesmo"13; vimos que o primeiro degrau de "A marcha" é o do repúdio e superação do eu. Outrossim, no seu empenho de, na contramão das fés estabelecidas, dar um rosto contemporâneo à idéia de Deus pela sa­cralização14 do élan vital, a doutrina de Ascese cumpre a rigor o preceito nietzschiano de "abrir mão da religião, mas não das intensidades e elevações de ânimo adquiridas através dela"15. E quando, na abertura de "A marcha", o Grito se queixa de que "a virtude sufoca, não consigo res­pirar", como que ecoa a crítica de Nietzsche, em Aurora, à eticidade como mera "obediência a costumes" e seu encômio do homem livre como "não-ético, porque em tudo quer depender de si", Para ele, esse homem é "um espírito que se despede de toda crença, de todo desejo de cer­teza" e que, "mesmo diante de abismos", con­tinua a dançar16. Também o elocutor de Ascese se ufana de que, como "lutamos sem nenhuma certeza", nossa ação, "por não estar segura de recompensa, se reveste de maior nobreza". E a imagem da dança temerária aparece no final de Ascese sob forma de uma dança do fogo, que "é a primeira e a última máscara do meu Deus; dançamos e choramos entre duas grandes fo­gueiras". Por sua vez, a palavra "abismo" surge fre­qüentemente no texto de Kazantzákis como fi­guração multívoca do incriado, do caos, do nada, da eternidade e do próprio Deus, que também tem vários nomes: "Abismo, Mistério, Treva Ab­soluta, Luz Absoluta, Matéria, Espírito, Última Esperança, Última Desesperança, Silêncio".
Mas abismo conota sobretudo a noção de perigo, que é basilar no niilismo heróico de Ascese, quando mais não fosse porque é no enfrenta­mento do perigo que a heroicidade se afirma como tal: o Grito nas entranhas do homem or­dena-lhe: "Podes e deves, em teu próprio setor, tornar-te herói. Ama o perigo". Quando ergue o estandarte do "viver perigosamente", Zaratustra tem os olhos posto no Übermensch, palavra que se costuma traduzir incorretamente por "super­-homem" e que mais bem se traduziria por "além­-homem" - o ser humano que transpõe os limi­tes do humano. Ao postular essa transposição, o pensamento de Nietzsche ronda as fronteiras do "niilismo radical", sem se deter todavia "em uma negação, no não", mas indo, além disso, até "um dionisíaco dizer-sim ao mundo, tal como é [...] a grande participação panteísta em alegria e sofri­mento, que aprova e santifica até mesmo as mais terríveis e problemáticas propriedades da vida"17.

Esta citação de O eterno retorno põe bem em relevo o caráter heróico de um niilismo que se atreve a dizer sim ao terrível e ao sofrimento. E é um niilismo desse tipo que as maiúsculas do final de Ascese reafirmam enfaticamente quando, bendizendo os que se unem a Deus para se fazerem um com ele, "carregam nos ombros, sem vergar ao seu peso o [...] terrível segredo: sequer este um existe!".

Bárbaro.... Fiquei neste texto o dia todo praticamente ... Coloco a disposição para reflexão filosófica...

Christiane.

3 comentários:

Anônimo disse...

OLÁ CRISTIANE,BELO TWXTO!!ADORO O FILME zORBA.gOSTEI DO SEU POST PELOS ASSUNTOS E POR SER RICO DE EXPLORAÇAO INTELECTUAL.cONHECER E SE LIBERTAR. eSPERO QUE CONTINUES...eSTAREI AQUI SEMPRE LENDO,ME APRIMORANDO.nAO DESISTA DE NOS PASSAR O SEU SABER.aBRAÇO.aBRAÇO

Christiane Foricnito on 23 de agosto de 2010 às 19:57 disse...

Obrigada anônimo. Volte sempre.

Anônimo disse...

hello there and thank you for your information – I have
certainly picked up anything new from right here. I did however expertise some technical issues using this web site, as
I experienced to reload the web site many times previous to I could get it to load properly.
I had been wondering if your web hosting is OK?
Not that I'm complaining, but slow loading instances times will very frequently affect your placement in google and can damage your high-quality score if advertising and marketing with Adwords. Anyway I am adding this RSS to my e-mail and can look out for a lot more of your respective interesting content. Make sure you update this again very soon.

Look into my web-site :: click here

 

Filosofia Copyright © 2008 Black Brown Art Template by Ipiet's Blogger Template