domingo, 5 de setembro de 2010

O que é Arte ?


Por Christiane Forcinito

Nietzsche dizia : "Temos a arte para que a verdade não nos destrua" e eu, sinceramente concordo com ele, pois, diante de tanta realidade muitas vezes "nua e crua" é esta que alimenta nossa alma e que muitas vezes apazigua nosso espírito.

A afirmação que fiz acima pode ser uma colocação muito estrita e subjetiva da arte, pois não há uma definição sobre o que é a arte visto que possa ter várias definições dependendo do foco ao qual esta pode ser interpretada, ou seja, a arte pode ter várias definições desde a etmológica, a psicanalítica, a instrumentalista e a estética.


A definição etmológica pode ser encontrada em muitos manuais consiste em dizer que a arte é uma extensão da religião, pois ela teve um caráter mágico, religioso e mítico que surgiu com os homens primitivos.

Já a definição psicanalítica é um tanto polêmica pois ela afirma que a arte é uma "válvula de escape" tanto para o artista (que possui emoções) quanto para o espectador, ou seja ambos podem mostrar facetas de ambos tanto como uma fuga do real para o belo quanto mostrar um lado mais sombrio.


A definição instrumentalista já nos remonta também ao aspecto religioso e político, assim como o pedagógico e moral, ou seja a arte utilizada para um determinado fim. E a estética que define a arte como sendo a arte pela arte, em outras palavras é o simples prazer gratuito que esta nos proporciona sem importar a psicanálise, a finalidade, a história, a filosofia, a concepção que a trouxe, enfim, nada importa é simplesmente se "sinto prazer".


A "estética" é uma arte das sutilezas eu diria, pois para apreciar a arte pela arte é necessário ter um espírito extremamente preparado e "refinado" ( Harold Osborne tb disse isso) para isso.
 
Enfim, diante destas várias defnições do que vem a ser arte, ainda sim penso de ela é necessária para o bem da nossa alma, afinal a nossa prórpia existência deve ser vivida como se fizéssemos dela uma eterna obra de arte. 
 
Sei que poderia ter desenvolvido mais este texto, porém o horário e os afazeres não me permitiram a aqui é um blog não uma revista especializada... (risos).
 
Christiane Forcinito.

5 comentários:

Anônimo disse...

gostei desse texto so q poderia ter completado mais para me ajudar no trablho da escola..
rsrs bjo

Lais disse...

Falta informações mt pouco ! Regular!

Anônimo disse...

Muito bom o texto e as definições, mas é claro que para se aprofundar sobre o assunto é preciso vários textos, livros etc. O problema é que as pessoas tem preguiça de procurar e querem tudo pronto. rsrs

Edmilson on 16 de março de 2014 às 16:47 disse...

gostei do seu comentário e peço permissão para postar no meu blog pois falou muito com que sinto obrigado
depois coloco o meu blog para vç ver meus trabalhos parabéns.

obrigado

Edmílson santos

Macua Music on 7 de agosto de 2017 às 06:36 disse...

eu também concordo com Nietzsche porem a arte mesmo é alegria alma...
e o maior problema na definição de arte reside na situação da mesma ser empurrada como se fosse belo...

 

Filosofia Copyright © 2008 Black Brown Art Template by Ipiet's Blogger Template